A+ A A-

Workshop “Supera-te” na EPSE

Decorreu, na Escola Profissional da Serra da Estrela, no dia 12 de abril de 2017, o Workshop “Supera-te”, destinado ao Staff da Escola e do Centro Qualifica da Serra da Estrela. Abordando temáticas aliciantes que envolvem o treino mental ao serviço da criatividade, disciplina e auto-superação, o Staff pôde conhecer técnicas de comunicação (consigo próprios e com os outros) através do estudo da estrutura da experiência subjetiva, numa ação cujo intuito visou sensibilizar para o discurso interno/crenças limitadoras e estratégias de neutralização, a par do fomentar da criatividade e disciplina para a criação de soluções, promoção de competências e delineação de estratégias que potenciem a motivação de equipas ou grupos de trabalho com vista ao sucesso institucional.

Ler mais ...

Aluno da EPSE conquista 2.º Lugar no Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro "Terras de La Salette"

Diogo Cordeiro, aluno do 2.º ano do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão na Escola Profissional da Serra da Estrela, na Classe de Trompa, do Professor Luís Santos, alcançou, no passado dia 10 de abril, o 2.º Lugar no Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro "Terras de La Salette". A edição de 2017 do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro foi disputada entre 380 concorrentes durante quatro dias, com um júri constituído por professores/instrumentistas de renome nacional. Da EPSE participaram os alunos Nuno Baptista (Clarinete), Diogo Cordeiro, Sónia Matos e Gonçalo Almeida (Trompa). Em semelhante cenário de competição, também o ex-aluno Epse Miguel Ferreira (atualmente aluno de Saxofone na Escola Superior de Música de Lisboa) conseguiu garantir uma importante distinção no Concurso Internacional de Saxofone “Buffet Crampon”, ao conquistar o 2º lugar, na categoria C, numa competição que, para além dos participantes nacionais, reuniu instrumentistas de Espanha, Bélgica, França, Japão e Brasil que marcaram presença em Braga, entre os dias 8 e 10 de abril.

Depois da Orquestra EPSE ter alcançado o 1º. Lugar no 3.º Concurso Internacional de Banda - Filarmonia D’Ouro, em Santa Maria da Feira, na secção Académica, a aposta nos Cursos Profissionais da área da Música, com as vertentes de Instrumentista de Sopro e Percussão e Instrumentista de Cordas e Teclas, continua a dar frutos, destacando-se uma notável dinâmica na concretização de diferentes atividades, privilegiando a interação com a comunidade cultural e artística da região. Destacam-se a participação da Epse em atividades como o evento "Seia Jazz&Blues" e "Escolas com Jazz”, que abrangeu mais de 600 alunos do Concelho, entre os dias 6 e 9 de março, que teve uma ampla cobertura mediática a nível nacional, assim como a implementação de um projeto orientado para apresentações musicais a alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, resultantes de dois projetos distintos: “A Viagem ao centro da Música” e “Um ensaio do pior”, a par de diversos Recitais de Instrumento e Concertos de Música de Câmara, entre os quais o lançamento do livro  sobre o “Património Azulejar Religioso na Diocese da Guarda”, organizado  pelo Município de Seia.

Ler mais ...

Inauguração do Centro Qualifica da Serra da Estrela

No seguimento da apresentação oficial a nível nacional do Programa Qualifica, a Prosena S.A. decidiu formalizar também esse momento no seu Centro Qualifica, na passada sexta-feira, dia 24 de Março do corrente. Dando continuidade ao trabalho executado pelo seu Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional - CQEP, cuja autorização de funcionamento em Diário da República remonta a 9 de Janeiro de 2014, e fazendo a transição para esta iniciativa que consta do Plano Nacional de Reformas, a Prosena S.A. orgulha-se de assinalar este momento  com o caráter expositivo que ele merece no sentido de disseminar a imagem que se pretende, chegando desta forma mais perto da comunidade e pretendendo servir as necessidades da população, sejam elas escolares, profissionais ou de dupla certificação. Mais uma vez, reiteramos a disponibilidade que sempre nos tem caracterizado, e aguardamos as manifestações de interesse que possam surgir, nas instalações localizadas na antiga escola primária de Crestelo, junto ao Continente, em Seia!

Os Centros Qualifica (anteriores Centros de Novas Oportunidades) são estruturas criadas para desenvolver atividade nas áreas da informação, orientação e encaminhamento de adultos (com idade igual ou superior a 18 anos); desenvolvimento de ações de informação e divulgação, reconhecimento, validação e certificação de competências escolares, profissionais e de dupla certificação, desde o nível básico ao nível secundário e, excecionalmente, jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho – os designados NEET.

Ler mais ...